Campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é intensificada neste mês de maio

A campanha "Faça Bonito" está em todos os cantos do Brasil, sendo representada por uma Flor, simbolizando o cuidado e a proteção que devemos ter com as meninas e meninos do Brasil.

O dia 18 de maio foi definido como uma data voltada para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de crianças e adolescentes: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Essa data foi determinada para dar visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, nesta mesma data em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, foi raptada, drogada, espancada, estuprada e morta por jovens de uma tradicional família capixaba de classe média alta. O crime apesar de toda a repercussão, ficou impune.

A mobilização envolve todos, a família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas e mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo a conscientização e responsabilidade com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

O objetivo da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, anônima, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. Não se cale, denuncie!

18 de Maio 2021

A Comissão de Enfrentamento à violência Contra Criança e Adolescente de Nova Esperança, Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social promoveram uma carreata (seguindo todos os protocolos de saúde) para conscientizar a população sobre esta data tão importante. Durante a pandemia, os casos se multiplicaram e a ação chama traz um alerta para o assunto e lembra que todos devem participar. Não seja conivente, DENUNCIE!

Última modificação em 18/05/2021