Tiro de Guerra de Nova Esperança completa 30 anos

Os Tiros de Guerra são uma instituição militar do Exército Brasileiro, encarregada de formar atiradores e ou cabos de segunda categoria (reservistas) para o exército. Em Nova Esperança, o TG 05-016 foi criado através da Portaria Ministerial Nº 007 – Reservada, de 30 de maio de 1990, do Ministério do Exército e pela Lei Municipal Nº 1.166, de 21 de fevereiro de 1990, da Prefeitura do Município de Nova Esperança, tendo assinado o acordo de cooperação o Comandante da 5ª Região Militar o General de Divisão, Benedito Onofre Bezerra Leonel e o Prefeito, José Ercílio Kreling.

A matrícula da primeira turma foi em 22 de julho de 1991. Desde a sua construção de 1990 a 1992 – Subtenente Celso Balbino Garcia, de 1993 a 2001 – Subtenente José Domingos Nogueira, de 2002 a 2005 – 1º Sgt Marcos Augusto Gasparelo, de 2006 a 2009 – 1º Sgt Jairo de Oliveira, de 2010 a 2012 – 1º Ten Irineu Nicolaio, de 2013 a 2014 – 1º Sgt Luciano Santos Silva, de 2014 a 2016 - Subtenente Antônio Elisandro de Lima Azevedo, de 2017 a 2018 – Subtenente Eliseu Roniak  e atualmente tem como Chefe da Instrução o 1º Sargento Claudio Fabiano dos Santos.

Depois de 30 anos, é possível constatar os inúmeros benefícios que a instituição trouxe para Nova Esperança e região, em um tempo em que os jovens selecionados para o serviço militar, serviam em cidades distantes, como Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Além disso, municípios que possuem Tiro de Guerra podem contar com um eventual apoio, mediante autorização do Exército, nos casos de calamidades públicas, catástrofes e atividades de colaboração com a Defesa Civil, uma grande escola de formação moral, cívica, ética, social e patriota.

Os jovens atiradores participam de ações, especialmente de arrecadação de alimentos ou agasalhos para auxiliar as famílias em situação de risco e pobreza, fazendo justiça ao lema “Braço forte, Mão amiga”. Entretanto, a missão do Tiro de Guerra é a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, transformando-os em reais elementos modificadores dos locais onde residem, sendo um centro de formação de lideranças comunitárias e municipais, tanto no campo da política, da educação, da governança e até da iniciativa privada, com grande participação no desenvolvimento regional. Destacando-se os valores de respeito à família, aos amigos e principalmente a Pátria.

Em breves palavras, o atual comandante da instrução, Sargento Fabiano destacou, “comemoramos 30 anos de criação do nosso TG 05-016 e agradeço aos senhores e senhoras que de alguma forma fizeram parte dessa formação, que auxilia na propagação de valores aos novaesperancenses. Valores como o Civismo, Cidadania e Patriotismo. São mais de 1.400 jovens que se formaram e propagaram em suas famílias e amigos no decorrer desses 30 anos, traçando valores cívicos que nossa cidade possui. Muito obrigado”.
O prefeito Moacir Olivatti  afirmou que o Tiro de Guerra é um parceiro imprescindível na administração pública. “Sabemos da importância que o TG-05-016 teve para cada um aqui e também para nossa cidade. As lições de civismo e amor à pátria não são esquecidas. Para mim é uma satisfação ver todos bem, nessa cidade que marcou minha vida”. Infelizmente em virtude desta pandemia, não houve comemoração festiva, se bem que merece comemoração especial sim afinal o Tiro de Guerra de Nova Esperança, surgiu com sede própria, ao lado daquele que será seu grande parceiro, o Jardim Botânico.

Em 2019, o TG 05-016 também ganhou um pátio asfaltado para condicionar melhor desempenho aos atiradores em instrução. E como o Exército precisa estar preparado para possíveis missões, as atividades para a turma deste ano pandêmico – em decorrência do novo Coronavírus – seguiram obedecendo a uma nova identidade, priorizando os cuidados, prevenção e saúde dos membros da turma que se formará no final do ano 2020.

Última modificação em 05/06/2020

* *